top of page

Zapienkaki e Pączek

  • Foto do escritor: Bonding Worlds
    Bonding Worlds
  • 17 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Não sei o que se passa com os nossos alarmes naturais, que nos andam a acordar às 6:30/7 da manhã! Temos sempre de fazer tempo até ser uma hora aceitável para sairmos da cama.

Este hostel tinha pequeno almoço incluído (o que por acaso é excelente visto que pagamos 10€ por noite), no centro de Cracóvia), então nós aproveitamos e depois fomos para explorar.

O sol já ia alto e já estava bastante quente. Fomos até ao Jewish Quarter, o bairro onde judeus costumavam viver, cerca de 65 mil antes da Segunda Guerra Mundial, e ao Jewish Guetto, um bairro onde os judeus foram "realocados" em 1941, fechado do resto da cidade e rodeado por muros, cerca de 16 mil judeus viviam agora num espaço onde antigamente viviam 4 mil (dezenas de pessoas viviam em cada quarto).

Depois estivemos a dar um longo passeio à beira do rio parando nas sombras para descansar e refrescar um pouco. Chegámos à beira do castelo e aí decidimos onde comer.

Fomos até uma praça onde havia muitos restaurantes de fast food polaca e comemos uma espécie de pizza polaca (Zapiekanki) ENORME. A minha tinha cogumelos, queijo, cebolinho e cebola frita, com molho de alho e a do Ruben, para além do queijo e dos cogumelos, tinha queijo feta, azeitonas, pepino e molho picante. O molho deu-lhe cabo dos lábios (e da camisola) e ele precisou de bastante água 😂🤭. A parte fixe foi que o almoço ficou por 7€ para os 2.

Nós ficamos completamente cheios, a abarrotar e tivemos de ir ao Hostel para que o Ruben pudesse trocar de roupa.

Ficámos a descansar um pouco no Hostel até que o calor abrandasse um bocado e se tornasse mais fácil passear.

Tínhamos combinado dedicar a tarde a lembranças e assim foi. As ruas estavam cheias de gente e pareciam sobretudo pessoas polacas, o que fez sentir ainda mais local! Além disso, vimos muitas despedidas de solteiro, por alguma razão. Passámos por malta completamente bêbada às 17 horas, aquela noite é que deve ter acabado bem.

No nosso passeio pela cidade, de manhã, tínhamos passado por muitas montras com um bolo semelhante a uma bola de Berlim, mas num formato triangular (Pączek). Curiosos, decidimos comprar uma, de caramelo salgado, para experimentar. Eu optei por uma bola de gelado de manga, para ver se refrescava.

Estava um fim de tarde maravilhoso. O centro de Cracóvia é rodeado por um parque, onde dantes estava uma muralha à volta. Percorremos esse parque. Aproveitando a sombra.

Fomos para a beira do rio e lá ficámos, a aproveitar o fim de tarde. Ainda tentamos ver se o dragão lançava fogo, mas sem efeito.

Outro aspeto de Cracóvia, é estarmos a ser abordados constantemente. Não que incomodasse muito, mas eram imensas pessoas. Museus para irmos, comida para experimentar e até mesmo angariação de fundos para os soldados ucranianos. O Ruben, muito educadamente, disse que não tínhamos dinheiro (que era verdade) e o miúdo só diz muito naturalmente "okay, nós aceitamos cartão" e mostra uma cena branca para pagarmos com cartão. É a terceira vez que nós pedem dinheiro e que dizem que aceitam cartão!!! Eu só me virei e disse "olha é o nosso último dia aqui, só estamos a tentar aproveitar".

O nosso jantar foi no sítio do almoço, ficamos mesmo fãs e desta vez não houve molho picante à mistura.

Passeamos mais um bocado, pelo centro da cidade, e aproveitamos as vistas de Cracóvia, neste último dia que lá estivemos.

Comentários


Post: Blog2 Post
  • Instagram

©2022 por Bonding Worlds. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page