BUDApeste
- Bonding Worlds
- 10 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Este dia foi dedicado a explorarmos Buda, como tínhamos dito ontem. Acordámos já cheios de calor, ao som da ventoinha do quarto e prontos para mais um dia.
O pequeno almoço foi no LIDL (bürek de jalapeno e um folhado de salsicha para o Ruben, um rolo de canela e um croissant para mim), meio a andar meio a desfalecer, e fizemos o caminho até à ponte Isabel, em honra da Imperatriz. Passámos o Danúbio para o outro lado e por aí exploramos.
Subimos até ao castelo, passando pelas ruas de Buda. O primeiro impacto: super diferente de Peste. Via-se muito menos movimento, muito menos pessoas locais e sim turistas. Mesmo a arquitetura das estruturas era diferente, parecia que estávamos noutro sítio.
Não sabemos bem como, mas de repente estávamos numa tour com imensos senhores velhinhos e subimos um elevador. Se sabíamos onde ia dar? Absolutamente não. Turns out, era o castelo! Ouvimos algumas coisas de um guia em espanhol e continuamos a ver o castelo.
Cada banquinho era um alívio, e se tivesse sombra, era certo que não saímos dali nos 10 minutos seguintes. O calor tornava-se mesmo insuportável. Tirámos umas fotos e aproveitámos as vistas.
De seguida, fomos visitar o Fisherman Bastion. Pelo caminho, passamos pelos escritórios do primeiro ministro hungaro (🤢) e deparámo-nos com uma Igreja muito muito bonita. O telhado era extremamente giro e não estava em obras 😂 (piadas sobre Zagreb, caso não o tenham feito leiam o post sobre a cidade). Estava imensa gente nestas redondezas, mesmo muitos turistas que mal nos conseguíamos aproximar para ver a vista e também não íamos pagar para subir mais um bocado até uma torre.
Não estávamos a sentir a vibe, então fomos a outro view point.
Parámos num supermercado para uma bebida fresca e que boa decisão! Sentimo-nos logo revitalizados e mais fresquinhos. O view point em questão oferecia uma vista para o Parlamento, o edifício tão grande aqui em Budapeste. Foi sítio para parar e fazer sessão fotográfica 😂. Melhor parte: não tinha absolutamente ninguém.
Aqui tínhamos duas opções: ou íamos para casa descansar as pernas, porque já começavam a pesar OU continuar a caminhar ao sol até à Margaret Island e visitar também a ilha. O que fizemos? O segundo, claro, não fossemos nós tão adeptos de caminhar.
A ida para a ilha é feita através de uma ponte que dá acesso a outra ponte. É um bocado confuso de explicar (é basicamente uma ponte com outra ponte no meio). Felizmente, havia um parque gigante (mesmo grande, mal se via o fim) e conseguimos descansar a sombra. Vimos um espetáculo de chafarizes, que foi bastante engraçado! Basicamente passava música e a água saía ao som da música, tipo como têm feito com os foguetes em Portugal.
Já cansadinhos, fizemos a interminável caminhada de volta para o Hostel. Estávamos rotos! Mas sabíamos que vinha uma coisa muito especial à noite.
Tomámos um banho fresco, fizemos um jantar Michelin (salsichas com batatas fritas de chili) e vestimos a nossa melhor roupa. Voltámos para a beira do rio e assim começou o nosso passeio de barco pelo Danúbio 😍. Foi muito bonito ver a cidade daquelas perspectiva, ao mesmo tempo que ocorria o pôr do sol. Mergulhados nos tons de laranja, vimos todos os pontos principais, assim como as quatro pontes. Infelizmente, não conseguimos ver o Parlamento todo iluminado, mas a visita valeu a pena.
Já de noite, fomos passear mais um bocadinho. Queríamos ver o parlamento iluminado! Passeamos à beira do rio, com uma noite muito agradável, e vivemos um pouco da noite de Budapeste.
Chegados de novo ao Hostel, tínhamos andado 30km! As nossas pernocas mal aguentavam e a cama soube uma maravilha.
Nota, por curiosidade: nós estamos mesmo abesbílicos com a quantidade de ambulâncias ou polícia que passam. A sério. 10 em 10 minutos ouvem-se sirenes! Ao vir embora, de noite, devem ter passado para aí 5 por nós e mesmo durante o dia ouvem-se imenso. Também estamos perto dum hospital, mas nunca experienciamos nada igual!
No geral, temos gostado mesmo muito de Budapeste. Rapidamente se tornou uma das nossas cidades favoritas! Parece que precisávamos de mais uma semana aqui para realmente conhecer melhor.
Por hoje ficamos por aqui. Esperemos que tenham gostado e que estejam a gostar de acompanhar a nossa viagem!
Queremos também agradecer por todos os comentários tão encorajadores e pelas mensagens de força! Obrigada, de coração.
Beijinho e abraços apertados!
Até amanhã,
Bonding Worlds













































Comentários